terça-feira, 2 de junho de 2015

Do Casulo ao Tecido

Transformar o casulo em fio de seda talvez seja a etapa mais complicada de todo o processo, isso porque, para obter um fio único e uniforme é preciso primeiramente secar os casulos ainda com os animais dentro, já que os com rupturas não atendem o mercado, perdendo muito valor comercial.

Após a secagem, é feita uma avaliação rigorosa, a fim de descartar todos os casulos danificados e preservando os de estrutura homogênea. Os não selecionados, não são jogados fora, são vendidos para a fabricação de shappe de seda - fios descontínuos e mais curtos.

Outro critério de seleção de casulos é a coloração, que varia de acordo com a raça dos bichos. Os de cor amarela são característicos de raças europeias e os brancos da raça chinesa. Os fios brancos têm melhor aceitação do mercado, já que o processo de tinturaria torna-se mais fácil. É como colorir uma folha de papel branca, as cores se destacam muito mais.

Para desenrolar os fios, é preciso mergulhar os casulos em água quente, a temperatura deve ser elevada, pois o calor amolece a sericina, contribuindo para que os fios se desprendem mais facilmente.

A ponta é localizada por intermédio de uma escova e os casulos vão para outro banho quente (aproximadamente 60ºC) onde são reunidos diversos filamentos, de acordo com a espessura desejada. 10kg de seda em fio equivalem a 100kg de casulos.

Para transformar os complexos filamentos em tecido, é necessário entrelaçar os fios por meio da tecelagem. Antigamente, o processo era realizado apenas manualmente, proporcionando trançada e brilho inigualável. Mas a prática manual deu espaço aos modernos maquinários que realizam o processo com destreza, rapidez e rendimento.

Apesar do brilho incomparável, a seda também passa por processo de tinturaria, que pode ser realizado antes ou depois da tecelagem. As tintas precisam ser específicas para que a cor se fixe nas fibras. Após o tingimento, a trama é banhada em uma solução que contribui para a preservação das características naturais do têxtil como o toque macio e o brilho e a preservação da nova cor, que precisa resistir às diversas lavagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário